Fechar PFTV
Publicidade
OPINIÃO: “Matador" na Luz?
Os benfiquistas anseiam por um jogador que traduza em golos a qualidade que a equipa evidencia a criar lances de perigo para a baliza adversária. Ora, se bem me recordo Rui Águas foi o último grande ponta-de-lança -na verdadeira acepção do termo- que envergou a camisola dos “encarnados”. O filho do bi-campeão europeu José Águas fez 30 golos no antepenúltimo título nacional benfiquista que remonta a 1990-91. Quinze anos depois verificamos que mais nenhum jogador do emblema da Luz inscreveu o seu nome como goleador mor da Liga portuguesa. Nenhum…perdão! Na época 2002/2003 Simão Sabrosa foi o melhor marcador com 18 golos a par do então aveirense Fary, factor que não lhe chegou para vencer o troféu porque o jogador do Beira-Mar jogou menos partidas que o número 20 benfiquista e esse era o principal critério de desempate.

O que se terá passado então com a política de contratações do Benfica para que o clube nunca mais tivesse um avançado de excepção? Sucessivas crises desportivas que os “encarnados” viveram ao longo dos últimos 11 anos e consequente falta de verbas para investir poderão ser as razões mais fáceis de encontrar.

Hoje, o Benfica é um clube com um rumo diferente. Com uma estratégia muito mais rigorosa e bem definida. Com a entrada de Luís Filipe Vieira para os comandos “encarnados”, os títulos voltaram e o prestígio internacional também. Mas os grandes jogadores custam, por norma, muito dinheiro. Isto, a menos que duas hipóteses se coloquem: descobri-los quando ainda são desconhecidos ou saber procurar os casos de talento perdido noutros campeonatos. Ora há um ponta-de-lança de classe mundial perdido na Rússia. Chama-se Fernando Cavenaghi, nasceu a 21 de Setembro de 1983, em O´Brien, na Argentina, e foi transferido do River Plate para o Spartak de Moscovo no início da época 2004/05. Mas o frio e o modo de vida daquele país não ajudaram à integração de "El Torito" que se encontra insatisfeito com a sua situação no clube russo. O seu passe está avaliado em cerca de 8 milhões de euros, verba que julgo ser elevada tendo em conta a prestação que o jogador teve até ao momento na Europa. No entanto, julgo que o Benfica poderia tentar a sua contratação num molde de empréstimo com direito de opção. Assim seria possível testar a sua adaptação ao clube e à liga portuguesa e caso esta ligação desse frutos no final da época o Benfica poderia exercer a opção de compra por 5 ou 6 milhões de euros (negociando).
O Benfica está na expectativa. As transferências não concretizadas de Manuel Fernandes, “presa” por problemas físicos do jogador, e a de Simão, que se mantém num impasse, não estão a ajudar os responsáveis benfiquistas a colmatar as três lacunas detectadas por Fernando Santos. Um defesa esquerdo, um médio esquerdo e um ponta-de-lança goleador. Caso saiam Manuel Fernandes e Simão, o Benfica encaixa 29 milhões de euros neste defeso o que lhe dará uma boa margem negocial para adquirir os jogadores pretendidos pelo treinador. Caso Simão se mantenha e Manuel Fernandes saia, o Benfica encaixa 9 milhões de euros por 50% do passe (já tinha recebido 6 milhões pela restante metade) que chegarão para negociar 3 bons jogadores, mas ficará mais forte desportivamente, pois conseguiria manter o capitão de equipa. A ver vamos…os próximos dias deverão trazer novidades. O tempo urge porque a pré-eliminatória da Liga dos Campeões está aí à porta, é já no dia 8 de Agosto.
Carreira de Cavenaghi (jogos/golos)
2001 - River Plate (9/3)
2002 - River Plate (33/22)
2003 - River Plate (29/23)
2004 - River Plate (13/9)
2004 - Spartak (9/1)
2005 - Spartak (25/7)
2006 - Spartak (13/6)
publicado por Bruno Leite
Comentários a "OPINIÃO: “Matador" na Luz?"
Deves pensar que é só vender e o dinheirinho fica ali todo a disposiçao para comprar outros jogadores.

Post ingenuo caro Bruno, que se passa?
Andas por fora? Pensas que o BES só é credor em Alvalade? É que os de verde ainda têm patrimonio para vender, o slb nao tem mesmo mais nada a nao serem os jogadores.


Nem penses que sequer 1/3 das verbas amealhadas com as possiveis vendas irão servir para novas contratações.

Já agora, essa da recuperação do prestigio europeu deve ser para a malta rir...
Despe la a camisola um bocadinho, pq assim é mto bandeiroso... ;)
26 de julho de 2006 às 01:48  
Anonymous Anónimo
Caro amigo antes de mais muito obrigado pela participação no planet football. A juda de todos é fundamental para fazer deste espaço uma referência para todos nós. Relativamente às verbas que ficam ou não disponíveis para contratações nunca foram referidos números, nem foi afirmado que o Benfica ao vender Simão e Manuel Fernandes iria ter poder para comprar um avançado (que já se sabe é o mexicano Fonseca e custou dois milhões de euros) de 10 milhões. Obviamente que todos devem dinheiro, e muito, mas é também preciso não esquecer que as obrigações bancárias dos encarnados ascendem a 10 milhões/época. Esse é, de facto, um cumprimento ao qual o Benfica, dê por onde der, não pode fugir. Ora, se no ano passado a saída de Miguel ajudou a cumprir essa meta. Este ano, só os 15 milhões de euros de receita na Liga dos Campeões são um garante de que o clube respirará de alívio no que requer a essas obrigações. De qualquer forma, a venda de Manuel Fernandes, caso se concretize, e a possível saída de Simão por uma verba a rondar os 18/20 milhões dariam ao Benfica uma margem negocial maior. E foi exactamente a isso que o artigo se referia. Aumento de capacidade negocial e não ao esbanjamento de verbas com propostas milionárias quando se sabe o estado financeiro dos clubes nacionais.
27 de julho de 2006 às 12:04  
Anonymous Anónimo
nao vim comentar nenhuma noticia em especial mas sim este grande blog que surgio.
qual o verdadeiro amante do desporto que consegue ficar indiferente a este blog?
noticias sempre actualizadas e fundamentadas acerca do nosso futebol.
alem de noticias este blog faz enormes sugestoes para os quais os grandes do futebol deviam estar atentos... (como e o caso da noticia "fernando cavenaghi". um jogador com enormes referencias que esta insatisfeito e que ninguem pensa nele como possibilidade...)

eu penso k este pode ser o inicio de um grande projecto, ambicioso e de categoria que quem sabe com as "ajudas" necessarias pode vir a ser um grande site no futuro.
tem todas as condiçoes para isso.

um abraço e nao se esqueçam, se querem saber tudo com pormenor, consultem o blog. eu farei o mesmo!
31 de julho de 2006 às 22:14  
Anonymous Anónimo
Here are some links that I believe will be interested
4 de agosto de 2006 às 16:00  
Anonymous Anónimo
Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»
10 de agosto de 2006 às 21:37  
Anonymous Anónimo
Really amazing! Useful information. All the best.
»
16 de agosto de 2006 às 06:46  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia