Fechar PFTV
Publicidade
OPINIÃO/FICÇÃO: Novela de qualidade (muito) duvidosa
Hoje fui ao baú das recordações e lembrei-me de um programa televisivo que passava na RTP. Um tal de «Você decide», apresentado pelo saudoso, António Sala. O formato era bastante simples: Uma história com dois finais possíveis, sendo que, o espectador, através de um simples telefonema, escolhia o que mais lhe agradava. Hoje, passados muitos anos, encontrei o mesmo formato, mas com outros intérpretes.

O programa chama-se «Novela Mateus» e os apresentadores são o Valentão, o Desleal e o Gil Berto, três artistas de variedades remunerados principescamente. Neste programa, conta-se a história de um jogador de futebol angolano que foi contratado pelos Galos. O problema é que o dito jogador estava vinculado a um clube amador e, por isso, não poderia assinar contrato profissional na mesma época, segundo os regulamentos do futebol lá da terra.

Não contente, o presidente dos galos foi aos tribunais civis que lhe deram razão, depois tiraram, voltaram a dar e o jogador foi marcando golos que é para isso que lhe pagam. No final, o angolano foi decisivo e os galos ficaram na primeira divisão.

Depois vieram os invejosos dos velhos do Restelo que não aceitaram o facto de terem descido de escalão e viraram a sua ira para os Galos. Depois veio a Liguinha e a Federaçãozinha que deram razão aos senhores do Restelo. Em seguida veio uma senhora juíza que voltou a dar razão aos galos, aparecendo também os do Mar que também reclamam justiça. Resumidamente e ironicamente, o episódio desta novela é assim que se desenrola. Confuso? Bastante! Mas é este o futebol que temos.

Mais a sério, e se isto não fosse o futebol português, tudo estaria resolvido há bastante tempo. Temos inúmeras comissões e conselhos que pouco ou nada decidem. Temos directores a mais para um futebol tão pequeno que... pouco ou nada decidem. Temos duas instituições (FPF e LIGA) a mandarem num futebol...pequenino.

Este caso arrasta-se desde Dezembro do último ano. Passaram 8 meses sem nada ser decidido. Campeonatos a meio gás, selecções ameaçadas... onde vai isto parar?

O Gil Vicente pode e deve continuar a recorrer onde bem entender. Mas senhores agentes desportivos. O regulamento é bem claro e os senhores já decidiram. A pena para a equipa de Barcelos é a baixa de divisão e desqualificação de todas as provas. Qual é a dúvida? Cumpram os regulamentos. É preciso agir senhores.

Já agora. Sabem quem é que perde com este caso? NÓS, AMANTES DO FUTEBOL!

Notas finais:

· Os regulamentos desportivos não permitem que um clube recorra aos tribunais civis. O Gil Vicente fê-lo! Pena? Descida de divisão.

· O Belenenses jogou mal durante 34 jornadas, por isso desceu de divisão. Reclamam o quê se não conquistaram a permanência no campo?

· O Leixões terminou em 3.º lugar da Liga de Honra. Não subiam só duas equipas? Reclamam o quê?

Agora voltamos ao programa de que vos falei no início desta opinião...É VOCÊ QUE DECIDE!
publicado por Anónimo
Comentários a "OPINIÃO/FICÇÃO: Novela de qualidade (muito) duvidosa"
Anonymous Anónimo
Muito bom! Por mim era mesmo o campeonato ficar com menos uma equipa. O problema ficava logo resolvido.
31 de agosto de 2006 às 15:02  
Anonymous Anónimo
Com menos 1equipa?Fica o Belenenses na 1ª porque é o que dizem os regulamentos!!Tão claro como a água!Informem-se primeiro, leiam os regulamentos e todo o historial deste "Caso Mateus" e então sim, depois poderão fundamentar as vossas opiniões!Até lá se não estão dentro do assunto não emitam opinião e assim evitam fazer as figuras tristes que os paineleiros do programa Trio de ataque fizeram...simplesmente hilariante!!Belém na 1a contra tudo e contra todos!E o Major das Batatas que vão para a Guiné-Bissau juntamente co Mafiúza, Guilherminas e quejandos que já não há paciÊncia para aturar esses energumenos que não foram paridos foram cagados...
31 de agosto de 2006 às 20:45  
Anonymous Anónimo
E não é vão mas sim vá.E parabéns ao Bruno Leite pelo belíssimo Blog que tem;)
31 de agosto de 2006 às 20:48  
Anonymous Anónimo
A minha opinião não se baseia nos regulamentos mas sim no pragmatismo, penso que ninguém quer que os clubes/selecção afastada das provas europeias e a exclusão da 1ª liga dos 2 clubes fosse mais rápida tanto melhor já que nem um nem outro mostrou merecer ficar, um por ilegalidade e ou outro por pontos ou falta deles.
Pessoalmente até simpatizo com o belém mas essa de não emitir opinião é que é digna do Major.
5 de setembro de 2006 às 14:24  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia