Fechar PFTV
Publicidade
Empate no clássico de abertura
O primeiro clássico da temporada 2006/07 jogou-se esta noite no Estádio Alvalade XXI, entre os anfitriões e os campeões nacionais, num derby morno, com alguns lances de bom futebol.

O Porto vinha de uma volumosa e convincente vitória na Liga dos Campeões ( 4-1 ao Hamburgo ), embora nesse jogo tenha perdido o seu "benjamim" e melhor jogador da equipa, Anderson. O homem escolhido para entrar no onze foi Paulo Assunção, ele que foi uma das peças importantes do título do ano passado. Por seu turno, o Sporting sempre motivado, apesar da derrota com os campeões bávaros do Bayern ( 0-1 ), num jogo em que em nada ficou atrás da equipa alemã, ia apresentar o mesmo esquema de sempre, com os seus "putos" em ascendente, sendo que Nani e Djaló são peças desequilibradoras, sem esquecer o pequeno "grande" Moutinho, apenas estando o "levezinho" muito áqueem do seu rendimento. Numa altura em que o comando da Liga estava precisamente repartido por este duo na frente, ambas as equipas desejavam destacar-se na frente e, para tal, muito se esperava deste derby, sobre uma clima péssimo, ainda que sem chuva, mas com um relvado em mau estado para um jogo de futebol deste nível.

O jogo iniciou-se com um toada ofensiva dos leões avassaladora, com Paredes a enviar a bola à barra logo nos minutos iniciais e Djaló isolado na marca de penálti a falhar incrivelmente. O Porto responde através de Quaresma, em mais um regresso a Alvalade, que rematou cruzado bem junto ao poste da baliza de Ricardo, para poucos minutos depois ser Bruno Alves a cabecear por cima da barra, criando calafrios à equipa leonina. A melhor oportunidade para os homens da casa surgiu à passagem do minuto 20, quando numa atrapalhação entre Helton e Bruno Alves, Liedson fica com o ressalto de bola e rematou para uma intercepção num último segundo de Bruno Alves, que assim se remidiu do lance, ficando a sobra para Cech que afastou a bola de calcanhar. Estava dado o mote para a motivação extra dos leões, que aos poucos iam ameaçando seriamente o primeiro golo. Postiga teve um lance exímio, fazendo um túnel a Tonel, e isolado na grande área remata à figura de Ricardo.

O desafio estava de facto muito emocionante, com jogadas de parte a parte, embora a formação da casa tenha mais fluxo ofensivo, assim como posse de bola, mas os campeões nacionais iam-se encaixando no sistema de Paulo Bento e avançavam perigosamente sempre que Lucho e Quaresma se inspiravam. O Sporting, por intermédio de Djaló, que desferiu um fortíssimo remate de fora da área fazendo a bola passar ao lado do poste direito de Helton. O miúdo maravilha do Sporting redimiu-se rapidamente, ao minuto 43, após cruzamento da esquerda, de Nani, Yannick Djaló cabeceou, sem saltar, entre as duas torres portistas, Pepe e Bruno Alves, inaugurando o marcador em Alvalade, levando ao rubro as bancadas leoninas.

O segundo tempo começou com uma alteração da parte do Porto, saiu Paulo Assunção e entrou Jorginho, e não foram precisos mais que 2 minutos, para o Porto equilibrar a partida. Pepe centrou para a área, onde Ricardo aliviou para a frente e Quaresma fuzilou a baliza leonina, restabelecendo o empate e dando ânimo elevado para a 2ª parte. Paulo Bento mexe na equipa e faz sair um apagado Nani, que até esteve no lance do golo, e entrou Carlos Martins, o número 10 dos leões. Depois disto, o jogo adormeceu ligeiramente, apenas com alguns remates sem grande relevo, nomeadamente de Jorginho para o Porto e Djaló para o sporting. Paredes à passagem do minuto 61 remata forte para desvio de Helton, e pouco depois o paraguaio saiu para dar lugar a Alecsandro. Bento reforçava assim a frente de ataque, pois o "levezinho" Liedson estava em noite muitíssimo apagada.

Os leões continuaram com sinal mais na partida, com remates de Carlos Martins, à figura de Helton, e de Tello, que obrigou o guarda-redes dos campeões nacionais a ter de se elevar e recolher o esférico. A partida começou a entrar numa fase dura, com cartões a serem repartidos de parte a parte, sendo ainda que os dragões iam sendo empurrados para o seu terço defensivo de terreno. Liedson e Carlos Martins efectuaram novos remates sem grande perigo, mas a veia certeira não pairou sobre Alvalade esta noite, para uma enorme camada de nervos de Paulo Bento. Por seu lado, Jesualdo Ferreira decidiu tirar Quaresma para entrar Bruno Moraes, ele que tinha feito uns excelentes 15 minutos contra o Hamburgo. O treinador do sporting responde com a entrada de Miguel Garcia para o lugar do extenuadíssimo Caneira. Liedson ao minuto 83 acerta em cheio na trave de Helton, num cabeceamento, para seu grande desespero, após centro de Carlos Martins. Na fase final do encontro, e já em descontos, num canto a favorecer o Porto, a bola sobrevoa a grande área toda, ficando inclusivé Ricardo a ver o esférico passar, e sobra para Lucho que remata por cima da trave.

A partida acabou empatada a uma bola, com um domínio de jogo mais acentuadopor parte dos leões, que criaram as melhores oportunidades do encontro, não fosse Helton estar num grande momento de forma e as coisas poderiam ser "escritas" de modo diferente. Os campeões nacionais arrancam assim um precioso empate na deslocação a Lisboa, uma vez que o resultado foi bem melhor que a exibição, mas que lhes abre uma boa perspectiva para a próxima semana, onde recebem o Benfica, em novo derby, ficando marcado para esse jogo uma "desforra", uma vez que a época passada as águias foram ao Dragão vencer por duas bolas a zero, com bis de Nuno Gomes.

Ficha de jogo:

Estádio José de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Pedro Proença, de Lisboa
Assistentes: Tiago Trigo e José Lima
4.º Árbitro: Manuel da Costa

MVP Planet Football 10 - Helton

Sporting: Ricardo; Caneira (Miguel Garcia, 76m), Tonel, Polga e Tello; Custódio, Paredes (Alecsandro, 63m), João Moutinho e Nani (Carlos Martins (51m); Yannick e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

FC Porto: Helton; Fucile, Pepe, Bruno Alves e Cech; Raul Meireles, Paulo Assunção (Jorginho, ao int.) e Lucho; Lisandro (Diogo Valente, 70m), Hélder Postiga e Quaresma (Bruno Moraes, 76m).

Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: Cartão amarelo a Nani (7m), Paulo Assunção (32m), Caneira (46m), Jorginho (66m), Quaresma (69m), Lucho (69m), Miguel Garcia (84m), Carlos Martins (87m), Diogo Valente (93m) e Tonel (94m).

Marcadores: 1-0, Yannick (43m); 1-1, Quaresma (47m).

Resultado final: 1-1.

foto: ASF
publicado por Pedro Ribeiro
Comentários a "Empate no clássico de abertura"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia