Fechar PFTV
Publicidade
BENFICA-MILAN: Como o futebol mudou em 17 anos...


Dia 28 de Novembro de 2007 é a data que marca o reencontro de dois dos clubes mais prestigiados do futebol europeu. O encontro poderia ter um interesse mais aceso, não fosse a apatia "encarnada" dominante neste grupo D, mas a Luz engalanar-se-á das vestes mais requintadas para receber o todo poderoso, Campeão Europeu, AC Milan. A casa não deverá estar cheia, mas na Catedral deverão comparecer cerca de 50 mil pessoas, número que envergonha a primeira-mão, disputada em San Siro, onde estiveram presentes apenas 38 mil pessoas.

Já lá vão longos 17 anos desde que Benfica e Milan disputaram entre si uma final europeia. Precisamente o jogo derradeiro da, então, denominada Taça dos Clubes Campeões Europeus. Rebusco no pensamento dos meus 10 anos de idade e brilham-me os olhos ao lembrar-me daquela MEGA EQUIPA, o SUPER MILAN, aquilo sim eram galácticos!

Na baliza o gigante Giovanni Galli. O quarteto defensivo era composto por Mauro Tassoti (hoje treinador adjunto dos italianos), Franco Baresi, Alessandro Costacurta e Paolo Maldini. No meio campo o poderio do colosso italiano era distribuído por Alberigo Evani, Carlo Ancelotti (hoje treinador principal), Colombo e Frank Rijkaard que apoiavam a dianteira, demolidora, constituída por Ruud Gullit e Marco Van Basten.

Mais uma vez repito. Se os galácticos existiram esta equipa do AC Milan que somou troféus nacionais e internacionais, dominando o panorama do futebol europeu e mundial, encaixava-se perfeitamente nesse título. Era uma máquina de jogar futebol em que todas as peças encaixavam de forma harmónica sem que o desempenho de uma ofuscasse ou interferisse negativamente nas outras. Numa época em que as equipas só podiam alinhar com 3 futebolistas de origem internacional não era fácil conjugar tantas estrelas e sobretudo, uma equipa, na verdadeira acepção da palavra, um conjunto que ainda hoje, certamente, dominaria, o futebol europeu, como esta equipa do AC Milan dos nossos dias.

Regressando a 2007, o jogo de quarta-feira tem uma tremenda importância para o Benfica. Tanto em termos desportivos como a nível financeiro. Ora se na primeira o Benfica está muito mal, neste grupo, a nível financeiro não estará numa situação mais cómoda caso não assegure pelo menos a entrada na Taça UEFA. Esta competição poderá parecer um mal menor, mas em termos económicos não deixa de ser uma interessante plataforma para dar continuidade ao encaixe de alguns milhões.

Em 2005/06, o Benfica de Ronald Koeman cavalgou pela Liga dos Campeões até esbarrar naquele que seria o futuro campeão europeu, o gigante Barcelona. Chegando aos Oitavos de Final, os encarnados encaixaram nada mais, nada menos do que 16 milhões de euros. Verba repetida na temporada transacta, apesar dos encarnados terem sido relegados para a Taça UEFA. 32 Milhões de euros nas duas últimas épocas que muitíssimo contribuiram para os recentes resultados positivos da SAD do Benfica.

Amanhã Benfica e Milan medem novamente forças. Hoje o Milan continua como um dos donos e senhores do futebol europeu enquanto o Benfica, bem diferente daquele Gigante que defrontou o Milan em 1990, procura a reconciliação com a sua história. Um fardo bem pesado para os actuais jogadores e equipa técnica do clube da Luz. Veremos quem vai vencer... Acima de tudo que seja um grande espectáculo de futebol porque a campanha desfigurada do Benfica retirou muito do sal e da pimenta que deveriam temperar esta partida.

Recorde a final de 1990 entre Milan e Benfica.


foto: uefa.com (Hernâni à esquerda e Rijkaard à direita lutavam pelo título de campeão da europa. O holandês marcou o golo da vitória sobre o Benfica e o Milan levou a melhor)

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "BENFICA-MILAN: Como o futebol mudou em 17 anos..."
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia