Fechar PFTV
Publicidade
Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite
Ontem foi dia de festa da Taça, uma festa repartida por Sporting e FC Porto, mas que no final sorriu aos leões, equipa que foi extremamente inteligente na abordagem ao jogo e que se mostrou melhor, muito melhor, que o seu adversário directo.

O processo "Apito Final" parece estar a mexer com a estrutura do FC Porto, a equipa comandada por Jesualdo Ferreira mostrou tudo aquilo que não lhe conheceramos ao longo de uma época inteira na Bwin Liga, salvo rara excepção no jogo com o Nacional, quando já tudo estava ganho.

Os dragões mostraram nervosismo, relaxamento e desconcentração. Por outro lado, o Sporting entrou dono e senhor do jogo, bem convicto de qual era o caminho para conquistar o segundo troféu da época, depois da conquista da Supertaça, precisamente contra o mesmo FC Porto.

O jogo nem sempre foi muito bem jogado, mas só uma equipa procurou sempre a vitória e essa foi o Sporting. Paulo Bento preteriu Simon para o banco e concedeu a oportunidade a Derlei, jogador fundamental no desgaste dos defesas do FC Porto e que serviu como primeiro "defesa", tal o número de faltas que acabou por cometer e que foi pedra basilar na estratégia de travar a construção de jogo dos Dragões.

O FC Porto entrou com Fucile na direita, em substituição de Bosingwa que já não tinha permissão do Chelsea para actuar nesta partida. Com a passagem do uruguaio para defesa direito, João Paulo foi estranhamente escolhido como lateral esquerdo, uma solução que não só limitou os azuis e brancos em termos atacantes, mas ´que também acabou por tornar-se negativamente decisivo ao ser expulso após efectuar uma entrada "criminosa" sobre Moutinho.

Jesualdo relegou também Tarik para o banco, em detrimento de Mariano Gonzalez que apesar de ter jogado razoavelmente bem nunca demonstrou a consistência e entrosamento do marroquino. O FC Porto contou com um indíce percentual de passes falhados elevadíssimo, característica nada habitual, mas que foi muito consequência da pressão alta aplicada pelo Sporting.

Após um jogo que não andava nem desandava, as decisões foram reservadas para o prolongamento. Aí o trunfo foi Rodrigo Tiuí, avançado que viveu metade de uma temporada de altos e baixos e que ainda procura a sua afirmação na turma de Alvalade. O pequeno avançado brasileiro apontou dois golos que "arrumaram" o tri-campeão nacional e ofereceu o segundo troféu consecutivo ao Sporting que passou a contar com 15 na sua galeria, contra os 13 do FC Porto. Paulo Bento tornou-se no 6.º treinador da história do Sporting a vencer duas Taças de Portugal consecutivas e chega ao final de mais uma edição a somar zero derrotas (nos 90 minutos de jogo) nos dois anos de jogos disputados na competição. Para finalizar, há que assinalar também o facto de os leões terem vencido o FC Porto em três dos quatro jogos disputados esta temporada, dois dos quais valeram títulos, nomeadamente a Supertaça e Taça de Portugal.

Agora sim, é oficial. Terminou a temporada 2007/2008 em Portugal. Mas há muitos motivos para continuarmos atentos, pois a breve trecho inicia-se o Euro 2008, o qual esperamos que Portugal venha a vencer. Isto, claro, sem contarmos com a habitual "excitação" das contratações do defeso. Muitos nomes surgirão, quais serão os craques que virão para as equipas portuguesas...a ver vamos. Esperemos, sobretudo que a Liga portuguesa recupere o equilíbrio que perdeu este ano, por forma a que o interesse seja continuado e não acabe cedo demais.

Etiquetas:

publicado por Bruno Leite
Comentários a "Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite"
Anonymous Anónimo
Sinceramente, para o proximo ano penso que o porto nao ira ter sucesso e que jesualdo ira sair pouco depois do inicio do campeonato..por alguma razao creio q o ciclo do FCP acabou...
19 de maio de 2008 às 19:24  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia