Fechar PFTV
Publicidade
Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite
Antes de mais, desejo uma excelente semana a todos vós. No artigo de hoje vou abordar alguns dos temas que mais marcam a actualidade da última semana desportiva. A incontornável vitória de Ronaldo, Nani e Anderson na Champions, a contratação do novo treinador do Benfica, Quique Flores e a praticamente confirmada ida de José Mourinho para o Inter de Milão, notícia, convém recordar, avançada pelo Planet Football 10 há mais de 6 meses atrás.

Comecemos pela vitória do Manchester United na Liga dos Campeões. Os red devils alcançaram a terceira vitória da sua história na competição. Recorde-se que a primeira das quais ocorreu precisamente frente ao Benfica em Wembley, precisamente há 40 anos atrás, num United onde despontavam George Best, Bobby Charlton, George Banks, entre outras grandes estrelas do futebol britânico da época.

À época, Best era a estrela maior da constelação de Manchester, hoje é um português, Cristiano Ronaldo, quem se assume como a maior estrela, não só do Manchester, mas do futebol mundial (esperemos que seja consagrado brevemente com o título de melhor jogador do mundo). E foi mesmo o português que inaugurou o marcador frente ao Chelsea, um golo de cabeça, verdadeiramente à ponta-de-lança. O Chelsea chegou ao empate com um golo de sorte, de Lampard, mas na segunda parte fez a cabeça em água aos comandados de Alex Ferguson, enviando mesmo duas bolas ao ferro da baliza de Van der Sar. O jogo caminhou para as grandes penalidades e aí, Ronaldo falhou e deixou em desespero todos aqueles que o idolatram diariamente. No entanto, John Terry, o traidor de Mourinho, como que por obra dos deuses escorregou no momento de bater o penalty e não aproveitou a oportunidade de selar a vitória de imediato. Em seguida, Anelka também vacilou e o United agarrou com unhas e dentes a Taça mais imponente do futebol europeu de clubes. Ronaldo chorou, Ronaldo é Rei. Campeão da Europa, o título máximo que um futebolista pode ambicionar ao nível de clubes. Nani e Anderson foram também utilizados na final e bateram com sucesso as suas grandes penalidades, contribuindo muito para a consagração do United, demonstrando uma grande maturidade ao contrário do que as suas idades poderiam prever.

Agora, não há mais desculpas. Depois de muitos anos dentro do futebol todos temos a noção exacta do peso que tem a vitória na Liga dos Campeões para a atribuição do prémio de melhor futebolista do planeta, agora Ronaldo é o MELHOR DO MUNDO. Obviamente não só por ter vencido a Champions e marcado na final, mas sim, e muito mais, pela época excepcional, sublime...quase perfeita que Ronaldo efectuou ao serviço do clube inglês. 42 golos numa época, alcançando a 3.º melhor marca de sempre da história do Manchester United. Nos dias que correm e com o futebol "fechado" que conhecemos é difícil, muito difícil, embora Inglaterra seja um caso à parte. No entanto Ronaldo parece imparável e o céu é o limite...Já agora porque não Portugal vencer o EURO 2008 e Ronaldo ser o melhor jogador da competição? Muitos não acreditame devido ao desgaste do atleta, no entanto eu não tenho dúvidas que os grandes aparecem nos momentos maiores e Ronaldo, com toda a certeza aparecerá, como Maradona aparecia sempre quando tinha de decidir. Nem que seja num momento, num lance, num gesto que fique...que perdure para a história como fundamental para elevar a sua equipa aos píncaros da fama.

No sábado foi apresentado o novo treinador do Benfica. Depois de gorados os sonhos principais de Rui Costa, Marcelo Lippi e Sven Goran Eriksson, Quique Flores foi eleito pelo novo director desportivo do Benfica como o homem certo para comandar as hostes encarnadas. O técnico espanhol chega cheio de ambição e poderá ter um factor a favor relativamente aos nomes anteriores: a motivação! A motivação de ser jovem e estar à procura de afirmar-se como um grande treinador do futebol mundial, a motivação de ganhar um título pela primeira vez, a motivação de abarcar o projecto de ressurgimento de um gigante adormecido do futebol mundial. Quique sabe que poderá fazer história no Benfica e embora tenha os pés bem assentes na terra, o técnico espanhol pretende levar novamente o Benfica à Champions e ser campeão nacional.

O ex-técnico do Valência regressou no mesmo dia a Madrid, mas virá em definitivo para Lisboa durante esta semana para começar a delinear toda a planificação da nova temporada do Benfica. Quique não tem férias e está extremamente motivado com a hipótese de treinar o Benfica, o tal clube de prestígio que o mesmo técnico já revelou nem todos terem a possibilidade de alcançar.

Rui Costa já está a par de algumas das exigências de Quique. Quatro jogadores de craveira e alguns jogadores portugueses que actuam em Espanha e que poderiam incutir grande qualidade ao plantel do Benfica. Relativamente ao primeiro lote, apontamos os nomes de Albelda e Luís Garcia. O primeiro irá desvincular-se do Valência e sairá a custo zero do clube Ché. Luís Garcia, emprestado pelo Liverpool ao Atletico Madrid, poderá também rumar à Luz e trabalhar com Quique. Por outro lado, Marco Caneira, que já representou o Benfica e o Sporting, e foi treinado pelo espanhol em Valência, e Carlos Martins que fez uma grande época no Recreativo de Huelva estarão já a ser negociados por Rui Costa de forma a integrarem o planetl do Benfica 2008/2009. Recorde-se que Rui Costa é um admirador confesso das qualidades de Carlos Martins e chegou um dia mesmo a dizer que o ex-jogador do Sporting seria um dos poucos com características para poder substituí-lo.

É chegada então a hora de fazer contas. Marco Caneira tem um preço fixado entre 2,5 e 3 milhões de euros. Carlos Martins tem uma cláusula de 15 milhões, mas o jogador tem uma cláusula que facilita a sua saída para um clube português, pelo que por 3 milhões poderá também sair de Espanha. Albelda, a chegar, virá a custo zero. No caso de Luís Garcia, o empréstimo seria a solução mais apetecida para os encarnados, embora não seja completamente descartada a possibilidade de comprar o passe do jogador em definitivo, algo que não deveria concretizar-se por menos de 6/8 milhões de euros. Ou seja, na melhor das hipóteses o Benfica gastará 6 milhões com os quatro jogadores, isto se Garcia chegar por empréstimo. E na pior das hipóteses, ou seja se adquirir o passe do médio criativo espanhol, gastará algo como 12/14 milhões. Por agora chegou um desconhecido médio completo do Le Mans que poderá depois de Binya ser mais uma frutífera descoberta do departamento de prospecção do Benfica.

No entanto, a promessa está cumprida, o processo de escolha do treiandor foi rápido. Rui Costa revelou capacidade de negociação rápida e, sobretudo, uma grande habilidade em tornear as situações negativas, como foram as abordagens a Lippi e sobretudo Eriksson, que não vem para o Benfica devido ao timing que o ex-n.º10 impôs ao técnico sueco e que o Manchester City não permitiu que fosse cumprido.

Mudando de assunto, TAL COMO O PLANET FOOTBALL 10 ANUNCIOU EM OUTUBRO DE 2007, JOSÉ MOURINHO SERÁ O NOVO TREINADOR DO INTER DE MILÃO. A notícia é manchete de hoje no jornal A Bola e deverá ser confirmada brevemente pelo presidente do Inter Massimo Moratti. Podemos avançar também que o jogador do Chelsea Essien recebeu ontem um sms de Mourinho a dizer-lhe que iria treinar o Inter, facto que poderá revelar a proximidade do anúncio da decisão tomada há mais de meio ano. Ao contrário do que revela o jornal A Bola, Mourinho já tem acordo desde Outubro e não desde o final de Março, tal como foi na altura noticiado pelo PF10 e pela PF10 TV em EXCLUSIVO MUNDIAL.

Enretanto, aproveito para anunciar que a PF10 TV voltará em breve a ter grande destaque no blog e que voltaremos às emissões em directo, com noticiários e com alguns programas de debate. Mas quando houver mais novidades anunciarei.
publicado por Bruno Leite
Comentários a "Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite"
Eu sou portista até a morte, vivo em Angola, Benguela e este clube é o meu destino!
9 de setembro de 2014 às 21:55  
O Fc PORTO é um sonho.

9 de setembro de 2014 às 21:57  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia