Fechar PFTV
Publicidade
Sir Alex Ferguson aponta a novo recorde pessoal
Alex Ferguson pode tornar-se no primeiro treinador a conquistar três SuperTaças Europeias, mas para isso é preciso que o seu Manchester United FC derrote o FC Zenit St. Petersburg na final do Mónaco.

Vitórias anteriores

O técnico de 66 anos já venceu esta prova por duas vezes. A primeira em 1983, quando o Aberdeen FC bateu o Hamburger SV com um resultado total de 2-0, e a segunda em 1991, quando o United derrotou o FK Crvena Zvezda, por 1-0, em Old Trafford. O escocês perdeu na edição de 1999, por 1-0, com a S.S. Lazio de Sven-Göran Eriksson. Se conseguir conquistar o troféu pela terceira vez, Ferguson sairá do Stade Louis II como o treinador mais vitorioso de sempre na prova.

Duas vitórias

Sir Alex é um de cinco treinadores que já venceu a competição por duas vezes, fazendo parte de um grupo ilustre no qual estão Raymond Goethals (RSC Anderlecht, 1976 e 1978), Arrigo Sacchi (AC Milan, 1989 e 1990), Louis van Gaal (AFC Ajax e FC Barcelona, 1995 e 1997) e Carlo Ancelotti (Milan, 2003 e 2007). Ferguson e Van Gaal continuam a ser os únicos treinadores que já conquistaram o troféu ao serviço de dois clubes diferentes.

Recordista

O veterano técnico é o mais experiente em prova, pois é o único que liderou um só clube em mais de duas finais da SuperTaça Europeia. Ferguson é um dos oito treinadores que já viveram a sensação de triunfo e de desaire nesta competição, juntamente com Bob Paisley (Liverpool FC, venceu em 1977, e perdeu em 1978), Brian Clough (Nottingham Forest FC, triunfou em 1979 e saiu derrotado em 1980), Johan Cruyff (FC Barcelona, impôs-se em 1992 e não evitou o desaire em 1989), Fabio Capello (AC Milan, venceu em 1994 e perdeu em 1993), Nevio Scala (triunfou em 1993, com o Parma FC, e saiu derrotado em 1997, com o BV Borussia Dortmund), Vicente Del Bosque (Real Madrid CF, venceu em 2000 e perdeu em 2002) e Juande Ramos (Sevilla FC, impôs-se em 2006 e não evitou o desaire em 2007). Scala e Alex Ferguson são os únicos treinadores que venceram e perderam na SuperTaça Europeia ao serviço de clubes diferentes, enquanto Guus Hiddink é o único que marcou presença em duas finais, ao serviço de clubes diferentes, e que nunca conseguiu arrecadar o troféu. Em 1998 saiu derrotado com o PSV Eindhoven e dez anos depois não evitou a derrota do Real Madrid frente ao Chelsea FC.

Holandeses em grande

No entanto, embora os ingleses possam ser considerados favoritos face ao Zenit, Dick Advocaat terá a motivação proporcionada pelo sucesso dos treinadores holandeses na prova, pois já venceram a SuperTaça Europeia em cinco ocasiões. Para além dos dois triunfos de Van Gaal, Gregorius Knobel levou o Ajax à vitória em 1973, Aad de Mos conduziu os belgas do KV Mechelen ao triunfo em 1988 e Cruyff venceu a edição de 1992 com o Barcelona. Outro factor de motivação para Advocaat é o facto de três destes triunfos terem acontecido ao serviço de clubes estrangeiros.

Totais por nações

Os treinadores italianos e os clubes da Serie A têm sido os grandes dominadores da SuperTaça Europeia, com o troféu a viajar nove vezes para Itália, sempre com técnicos nacionais, com a excepção do trunfo da Lázio, de Eriksson, em 1999. O triunfo de Gianluca Vialli com o Chelsea, em 1998, e Claudio Ranieri, com o Valencia CF, em 2004, leva a que os treinadores transalpinos tenham conseguido um total de dez vitórias. Os holandeses somaram cinco triunfos, mais um que os espanhóis, e mais dois que os ingleses. Os treinadores da Bélgica, Roménia e Escócia ergueram por duas vezes o troféu, enquanto os da Ucrânia, Croácia, Suécia e França conseguiram apenas um triunfo na SuperTaça Europeia.

fonte: uefa.com

Etiquetas: ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "Sir Alex Ferguson aponta a novo recorde pessoal"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia