Fechar PFTV
Publicidade
Benfica - Análise e Critica
Quem acompanha este blogue sabe que não sou benfiquista, mas talvez por isso mesmo seja uma boa hipótese para analisar e criticar o que se passou mais uma vez no Benfica.
O Benfica poderia ser o melhor clube português (em termos desportivos claro) sem grande esforço, não fosse o facto de viver em constante mudança e revolução, o que o torna perigoso para si mesmo, afinal quem é que consegue trabalhar ou/e apresentar resultados sabendo que vive 'debaixo da guilhotina' o tempo todo?

Tirando raras excepções, os plantéis encarnados são por norma constituídos por nomes sonantes(Poborsky, Roger, Reyes, Aimar, Caniggia, Preud'Homme, Mostovoi, Laurent Robert, Miccoli, Hooijdonk, Marchena, entre outros), jogadores estes que dificilmente outro clube português conseguiria contratar, mas na maioria dos casos revelam-se verdadeiros flops, e que acabam por prejudicar os outros colegas menos conhecidos, porque à custa deles as esperanças aumentam e à medida que vão falhando, também os 'underdogs' perdem muito do espaço que poderiam ter junto da massa associativa.

Todos os anos há mudanças de treinador, porque não ganhar o campeonato (principal objectivo) é tido como um enorme falhanço (aceitável essa ideia), mas será que ficar em 2º não será melhor que 3º ou 4º? Veja-se o caso do Sporting que de certa forma aceitou que neste momento não tem capacidades para lutar com o Porto e apostou na continuidade do Paulo Bento, mesmo sendo o eterno 2º...um grande para ser grande também tem de saber quando é menor! (o Real Madrid esta época assumiu isso mesmo em relação ao Barcelona ou o caso do Liverpool que embora não ganhando um campeonato à 18 anos, tem sabido manter os treinadores porque só com estabilidade se atingem resultados).

Também na liderança da equipa houve sempre gente de créditos firmados ou com qualidade, como José Mourinho, Jupp Heynckes, Manuel José, Ronald Koeman, Jesualdo Ferreira, Fernando Santos, Giovanni Trapattoni, Camacho e agora Quique Flores, todos eles com provas dadas em outros clubes antes ou depois da passagem pelo Benfica, mas que todos têm em comum o facto de não ter havido paciência ou/e confiança no seu trabalho e assim nunca vão conseguir pôr todo o seu potencial ao serviço do clube.

Resumindo, acho que o Benfica sofre de problemas de crescimento, porque não consegue lidar com o facto de que neste momento não é o melhor e isso vai continuar a impedi-lo de atingir todo o seu potencial! Atenção - admitir que alguém é melhor não significa desistir mas sim ter noção da realidade e assim saber em que áreas deve melhorar para atingir o topo!
A paciência é uma virtude e não podem querer que A ou B consiga numa época atingir o nível que outros clubes atingem, clubes esses que têm sabido manter uma linha mestre ao longo dos anos.
publicado por Jonee
Comentários a "Benfica - Análise e Critica"
Caro amigo, antes de mais um forte abraço. A tua visão distanciada sentimentalmente do Benfica faz com que a mesma seja absolutamente clara e que toque pontos fulcrais que assolam o clibe neste momento. Revejo-me a 200% no teu texto. Primeiro passo: O Benfica tem de admitir que o seu problema não é Quique Flores, como não foram essencialmente outros antes dele, mas sim que os verdadeiros problemas estão na base, na estrutura e na falta de continuidade.

2.º passo: corrigir esses problemas (que demora tempo) e partir para um projecto de continuidade. Sempre defendi que Quique deve continuar, apesar de também ter cometido muitos erros, tem potencial.

As pessoas dirão, mas o Benfica sem ganhar mais tempo? E eu direi, pois, alguém devia ter pensado em implementar estas medias há 10 anos atrás e hoje o presente do Benfica seria outro.
15 de maio de 2009 às 19:45  
Anonymous Nuno
Análise e crítica sucinta e de acordo com a realidade. O SLB teve nos ultimos 10 anos quase tantos treinadores como o Liverpool em toda a sua história, diz muito de ambos os clubes. Como foi dito tem que se começar alguma vez e podemos já ter começado esta época caso não se volte a começar outra vez na próxima e voltarmos muito provavelmente ao mesmo fado.
O presidente do SLB deve fazer aquilo que tem vindo a pregar, diminuir o seu protagonismo, e pode começar já por deixar à área do futebol à direcção do futebol. Foi feita a aposta no Rui Costa deve ser a protagonizar o futebol do Benfica com uma estragégia de futuro sustentado e de continuidade, só assim poderá ser credível.
Por fim, muitos criticam o LFV, é notória a sua queda para dizer e fazer disparates contudo é preciso dar valor ao trabalho feito no curto espaço de tempo na situação em que o clube se encontrava.
Parabéns ao blog e ao post do Jonee.
19 de maio de 2009 às 00:18  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia