Fechar PFTV
Publicidade
EUROPA LEAGUE: Nacional vê a qualificação como uma miragem
Uma grande penalidade convertida por Edgar Costa parecia ir relançar o Nacional na luta pelo apuramento no Grupo L da UEFA Europa League, mas o Athletic Club Bilbao respondeu na mesma moeda e alcançou um empate a uma bola na Madeira. O Nacional precisa agora de vencer os seus dois restantes jogos para ainda poder sonhar com uma vaga nos 16 avos-de-final, enquanto o Athetic soma mais cinco pontos e está no bom caminho para atingir o mesmo objectivo.

Equilíbrio

Ciente da necessidade de vencer para continuar a acreditar no apuramento, o Nacional tentou assumir o controlo da partida desde o apito inicial, mas a verdade é que se assistiu a um equilíbrio de forças a meio-campo. Mais disputado do que propriamente bem jogado, o encontro produziu muito poucos lances de perigo durante a primeira vintena de minutos, excepção feita a um lance aos 18 minutos. Mateus escapou-se pelo lado esquerdo e cruzou para a entrada de Edgar Costa, mas a tentiva de calcanhar do avançado brasileiro foi detida pelo guarda-redes do Athletic, Gorka Iraizoz.

Poste salva Nacional

A primeira oportunidade de golo digna desse nome surgiu aos 29 minutos e pertenceu ao Nacional. Nuno Pinto serviu Rúben Micael com um passe picado e o médio português respondeu com uma excelente recepção e um remate cruzado de pé esquerdo, valendo a Iraizoz o facto de a bola ter saído bem perto do poste. Talvez pressentindo o perigo, a equipa visitante começou por dar um sinal das suas intenções quando decorria o minuto 33, tendo Xabier Castillo obrigado Rafael Bracali a uma vistosa defesa para canto. Ainda mais perto do golo ficou Fernando Llorente dois minutos volvidos, com o ponta-de-lança espanhol a iludir a armadilha do fora-de-jogo e a isolar-se, antes de acertar no poste.

Mudanças

A noite infeliz de Llorente terminou ainda antes do intervalo, com um problema físico a obrigar à sua substituição por Óscar de Marcos. Quem também mexeu na sua equipa, mas por razões tácticas, foi o técnico do Nacional, Manuel Machado, que lançou Cléber e Leandro Salino para a etapa complementar. A aposta não rendeu frutos e foi mesmo o Athletic a criar mais uma excelente oportunidade para chegar ao 1-0, aos 52 minutos. David López combinou na perfeição com Joseba Etxeberria e rematou forte já no interior da área do Nacional, respondendo Bracali com uma providencial defesa.

Edgar não falha

A partida parecia controlada por parte do Athletic, mas os bascos cometeram um lapso defensivo que lhes saiu bem caro aos 64 minutos. Nejc Pečnik apareceu sozinho perante Iraizoz e o guarda-redes acabou por cometer grande penalidade quando tentava chegar ao esférico. Chamado à conversão, Edgar marcou à primeira, mas o árbitro mandou repetir o remate porque alguns jogadores entraram na área . No entanto, o dianteiro brasileiro não perdeu a calma e voltou a facturar à segunda, dando vantagem à sua equipa.

Expulsão e empate
O Athletic tentou reagir, mas apenas logrou intensificar a sua pressão após a expulsão de Nuno Pinto aos 79 minutos, com o lateral do Nacional a derrubar Etxeberria e a ver o segundo cartão amarelo na partida. E esse último assomo basco valeu mesmo o tento do empate aos 85 minutos, curiosamente também na sequência de uma grande penalidade. Rafik Halliche errou o tempo de salto e derrubou um adversário na sua área, dando origem a um penalty que Etxeberria tratou de converter.

O Athletic podia mesmo ter dado a volta ao resultado na recta final do encontro, mas Bracali impediu o 2-1 com duas fantásticas defesas. E seria mesmo Pečnik a desperdiçar a derradeira oportunidade para desfazer o empate aos 89 minutos, com o médio esloveno do Nacional a acertar no guarda-redes contrário quando tinha a baliza à sua mercê.

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "EUROPA LEAGUE: Nacional vê a qualificação como uma miragem"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia